diretorios personalisados grupos gsuite

Como criar um diretório personalizado no GSuite

O GSuite é hoje uma das mais poderosas ferramentas de escritório para pequenas, médias e grandes empresas. São dezenas de funções que tornam as rotinas ainda mais fáceis, ampliando a praticidade e desafogando a TI de sua empresa.

Entre as vantagens deste sistema estão os diretórios personalizados, onde por padrão todos os usuários de sua empresa poderão encontrar as informações de perfil de forma recíproca, mas saiba que é possível criar uma limitação neste acesso, muito útil principalmente para separar setores específicos.

Conta de email G Suite irá virar G Suite Basic a partir de 2020.

É possível limitar que usuários encontrem informações de contatos, pesquisas e também de preenchimento automático.

Você poderá atribuir os diretórios por unidade organizacional, onde ficam definidos as ações que um colaborador poderá ou não explorar dentro das rotinas de escritório fornecidas pelo GSuite.

O que é necessário para criar um diretório personalizado?

Além da conta no GSuite, para poder criar esses diretórios, é preciso ser o administrador da conta, ou conseguir acessar os seguintes privilégios:

Serviços;

Configurações de serviços, Privilégios da API administrativa;

  • Grupos;
  • Leitura (mínimo exigido em grupos já criados).

Para criar ou editar grupos, é preciso ter todos estes acessos.

Como criar um diretório personalizado no GSuite

Primeiramente acesse a sua conta através do login no Google Admin Console:

O login deve ser feito com uma conta de administrador.

  • Então na página inicial, acesse o menu, “Diretório e Configurações do Diretório”;
  • Clique em “Configurações de Visibilidade”;
  • No menu à esquerda, clique sobre a unidade organizacional em que deseja criar o diretório personalizado;
  • Então em “Visibilidade do diretório”, selecione todos os usuários que farão parte deste diretório personalizado;
  • Logo abaixo terá uma opção “Criar Novo”;
  • Digite o nome do diretório (O nome que você achar melhor) e então clique em “Incluir grupos”, marcando a caixa que está ao lado dos grupos que você deseja incluir neste diretório;
  • Se você achar melhor, poderá digitar o nome do grupo que deseja adicionar e depois clicar em “Pesquisar”;
  • Por fim clique em “Criar” e então na opção “Salvar”.

Pronto o seu diretório personalizado estará pronto para uso.

URL não fica oculta

Sempre que você cria ou adiciona um grupo em um diretório personalizado, ele acaba não ficando oculto para outros usuários. Eles poderão encontrar a URL do grupo e também ver os participantes, caso tenha os devidos acessos.

O Usuário só não poderá saber o que há dentro e tão pouco interagir com o conteúdo.

Dúvidas sobre Gsuite

Ainda tem alguma dúvida sobre a plataforma Gsuite? Entre em contato com nós da Encript. Somos uma empresa certificada pelo Google.

×