Como Ativar e desativar o POP e o IMAP para os usuários GSUITE

O Post Office Protocol (POP) ou Internet Message Access Protocol (IMAP) precisa ser ativado se um usuário do G Suite deseja utilizar clientes em computadores desktop Microsoft Outlook, Apple Mail, Thunderbird ou o Outlook Express.

O acesso ao email do G Suite precisa dessa ativação através do G Suite Admin Console.

É possível que um administrador permita o acesso a todos de uma conta ou apenas para usuários específicos dentro de uma organização.

Comparativo de Plano Flexível e Anual do GSuite!

Como ativar o POP ou IMAP dentro do painel?

Primeiramente utilizando a sua conta de administrador, faça o login no Google Admin Console:

Então na página inicial do seu Admin Console, clique em Apps. Depois selecione o G Suite e em seguida as “Configurações do Gmail e Acesso do Usuário Final”.

Talvez para acessar as configurações avançadas seja necessário rolar até a parte inferior da página do Gmail.

Então clique na seção “Organizações” e selecione aquela em que você deseja fazer a configuração de POP e IMAP.

Então ao lado de “Acesso POP e IMAP” marque ou desmarque a caixinha para ativar ou desativar os acessos a todos os usuários desta rede. Ao marcar a caixa os usuários não terão mais acesso.

Com essa configuração os usuários não podem mais acessar as configurações POP e IMAP no painel do Gmail, tão pouco o acesso ao email via esses sistemas estará disponível, mesmo que a ativação tenha sido feita em uma outra ocasião.

Ao desmarcar a caixa, tanto o POP como o IMAP estarão ativados para todos os usuários nos padrões mais modernos de segurança. Porém no caso do IMAP mesmo assim o uso em apps menos seguros estará inativo.

O acesso ao POP é ativado automaticamente para todos os usuários.

Utilizando apps menos seguros

Se for do seu desejo utilizar o IMAP em apps menos seguros, é preciso efetuar uma ativação nas configurações do Gmail. Elas estão em “Encaminhamento e POP/IMAP”. Basta seguir o passo a passo do próprio painel e então definir a permissão necessária aos usuários.

Tempo para configurações se tornarem válidas

Logo após efetuar todas as alterações, será preciso esperar um período que pode levar até uma hora.

Outra dica é se você estiver com usuários em dispositivos Apple iOS e realizar a desativação do IMAP, é preciso avisar que o email do G Suite e App Mail não estão mais sincronizados. Isso porque os usuários podem não receber uma notificação sobre este quesito.