cloud empresas crescimento

Cloud para sua empresa, crescendo muito em pouco tempo

Já pensou ter alta velocidade no processamento de dados de sua empresa sem a necessidade de investir um recurso financeiro exorbitante? Ter mais segurança na armazenagem e backup de arquivos? O Cloud para empresas é a opção mais tecnológica e atual do mercado, onde de forma prática e objetiva o seu negócio poderá crescer muito em pouco tempo.

O conceito de Cloud ou a computação em nuvem como também é conhecido, está ligado a utilização do processamento, memória, capacidade de cálculo e armazenamento de servidores e computadores que estão interligados através da internet. Esse conceito é baseado em um princípio conhecido como computação em grade.

Desta forma o Cloud nada mais é do que um armazenamento e processamento de dados, através de serviços que podem ser acessados de qualquer local do planeta, na hora que for conveniente, através de um sistema remoto pela internet. Assim a tecnologia permite o acesso sem a necessidade da instalação de programas e do investimento em hardware e/ou software “pesados” para as finalidades de sua empresa.

Cloud para sua empresa

Quem poderá definir melhor qual será a aplicação do Cloud para a sua empresa é um gestor de TI. Ao contratar este profissional (Faça uma avaliação gratuita aqui na Encript), ele irá analisar o ambiente corporativo, com a missão de identificar as necessidades da empresa, aplicando a tecnologia nos pontos exatos e cruciais do seu negócio.

Normalmente a área onde a tecnologia do Cloud é bem aplicada é com relação aos servidores. Tornar os servidores locais em algo virtual (na nuvem, in Cloud), é um investimento que além de deixar o seu negócio menos vulnerável, melhora a capacidade de gerenciamento de ferramentas, melhora a proteção da infraestrutura e do armazenamento de dados e a curto e longo prazo gera uma economia de gastos, pois não há mais a necessidade de investir altos valores em hardwares e softwares físicos.

Cloud Storage

O termo Cloud Storage, onde as ferramentas tem a função de facilitar o trabalho do armazenamento de dados, também é outra função importantíssima para o crescimento a curto prazo de sua empresa. Com esta função aplicada em sua empresa os profissionais de TI podem executar tarefas e projetos com maior facilidade, obtendo o controle total da interação com arquivos em um ambiente super seguro.

Cloud um ambiente mais seguro

Empresas famosas como a Google, Amazon AWS e a Microsoft Azure que são provedores de serviços de nuvem pública (serviços executados normalmente pela internet), investem pesado em itens de infraestrutura, melhoria de plataformas, padronização, conectividade e suporte para que o controle e armazenamento de dados seja sempre bem seguros e consistentes.

Sem contar que assim como as tecnologias evoluem para o bem, existem também aqueles que trabalham para tirar proveito das brechas de tecnologia. Neste tema, as empresas também estão sempre investindo em novas atualizações, que são disponibilizadas nos pacotes comercializados. Os gestores de TI realizam os updates com facilidade e mantém a qualidade, performance e segurança dos dados e ferramentas de sua empresa.

Modelos de implantação de Cloud

Atualmente existem três modelos principais das aplicações de Cloud. Isso varia de acordo com a necessidade de cada empresa. O tipo de processo de negócio, a visão desejada, a forma como são compartilhadas as informações, podem ser os fatores que irão definir o modelo de implantação de Cloud.

Os três modelos principais são:

  • Cloud Privado
  • Cloud Pública
  • Cloud Híbrido

Em resumo o Cloud Privado, ou as chamadas nuvens privadas, são os modelos que foram construídos para um usuário e/ou empresa único. É um modelo exclusivo, onde ele conta com o controle total de suas aplicações.

Já o Cloud Público, é aquele oferecido por empresas como a Google, Amazon AWS e Microsoft, onde os serviços são feitos por meio de uma rede aberta ao uso público, através da internet. Neste caso as aplicações dos usuários ficam entrelaçadas no sistema de armazenamento destas empresas, onde apesar de parecer frágil é também um ambiente bem seguro.

O Cloud Hibrido é um serviço que une os modelos público e privado. Um serviço privado poderá ter os seus recursos ampliados a partir dos recursos do cloud público. A vantagem deste serviço é manter equilibrado os sistemas mesmo que hajam flutuações (ondas) rápidas.

Atualmente a tecnologia da computação em nuvem (Cloud) está presente em mais de 50% das empresas. E a sua já faz parte desta realidade? Fale conosco.