5g qualcomm

Chips 5G de alta tecnologia já são uma realidade graças a Qualcomm

Aqui no Blog da Encript nós já falamos sobre a importância da nova tecnologia de chips 5G que está surgindo no mercado. Mas o seu lançamento não estava previsto para acontecer tão cedo e acreditava-se de que ela iria surgir primeiramente em um dos países asiáticos, para ser mais preciso, na China.

Mas a empresa americana Qualcomm, fundada em 1985, disparou na frente nesta última segunda feira, dia 25 de fevereiro de 2019, quando realizou o lançamento oficial de chips 5G no evento Mobile World Congress (MWC), que estava sendo realizado na Espanha.

O chip 5G da Qualcomm além da tradicional aplicação em smartphones, também estará presente em outros mercados, que exigem uma boa conexão com internet móvel e uma latência baixa. Haverá aplicações dos seus chips em modens fixos para smart houses, computadores pessoais e outras de âmbito mais pessoal, onde irá dispensar a necessidade do tradicional cabeamento de cobre ou dos mais modernos de fibra óptica.

Entre as empresas que estão bem interessadas em fornecer uma conexão sem cabos para seus clientes está a americana Verizon, que está animada com as novidades neste ramo de tecnologia.

Comercialização da tecnologia 5G

A primeira produção em escala está em negociação com a divisão móvel da empresa japonesa Rakuten, responsável por uma boa parcela do comércio varejista digital da região. A Qualcomm ficará responsável por fornecer os chips 5G para os equipamentos de uma rede que estará sendo lançada no Japão nos próximos dias.

Carros tradicionais e autônomos

A Qualcomm também falou sobre o futuro das conexões autônomas e sobre todo o ramo de automóveis. Hoje já existem chips da empresa em alguns carros das principais montadoras mundiais, onde eles possuem a função de conectar os carros à internet. Porém com o 5G a empresa pretende conectar os carros a outros veículos e também a elementos de trânsito como os semáforos, para quem sabe melhorar um pouco mais a mobilidade urbana.

O 5G será responsável por permitir um avanço maior na tecnologia de carros autônomos, pois a maior capacidade de transmissão de dados e o tempo de resposta menor (latência), irá proporcionar uma precisão maior neste ramo.

Qualcomm

A empresa conta com sua sede em San Diego nos Estados Unidos, hoje ela é nada menos do que a maior fornecedora de chips de telefonia móvel de todo o mundo.

Para animar seus investidores, a empresa anunciou que com os chips 5G, o impulso no mercado será ainda maior. O lançamento está acertado para os próximos dias e já há até rumores de que a Samsung irá lançar um Galaxy S10, com suporte para chips 5G.

Dificuldades da Qualcomm

A tecnologia 5G pode dar um grande avanço nas operações da Qualcomm, porém a empresa está passando por uma dificuldade com os celulares da Apple. Em 2018 a empresa, optou apenas pelos chips da Intel para os aparelhos iPhone, gerando uma perda de mercado muito grande.

Outra dificuldade que a Qualcomm poderá enfrentar é com relação a Media Tek, Huawei e a própria Samsung, que estão com planos de fazer os seus próprios chips 5G e utilizá-los em seus equipamentos. A Samsung ainda pretende terceirizar parte dos chips em alguns modelos, criando uma oportunidade para a Qualcomm, mas as outras podem afetar diretamente os negócios mais promissores.

E sua empresa, está pronta para receber a tecnologia? Conheça um pouco mais sobre a tecnologia 5G.