beneficios catalogo de servicos de ti

Benefícios do Catálogo de Serviços de TI

Recentemente falamos sobre o que é um catálogo de serviços de TI, mas hoje gostaríamos de apresentar seus principais benefícios. Afinal é um sistema que visa facilitar a vida da empresa e do cliente.

Um dos principais benefícios é com relação a transparência dos serviços prestados. Em situações que não há um catálogo o departamento de atendimento acaba ficando sobrecarregado de solicitações que não existem nos serviços prestados ou dúvidas de rotina que poderiam ser observadas através de um catálogo eficaz.

Mas os benefício não param por aí! Confira mais algumas situações em que um catálogo é fundamental.

Benefícios do Catálogo de Serviços de TI

Saber o que está contratando

Um catálogo de serviços de TI permite de maneira fácil e dinâmica que clientes e usuários possam saber previamente o que cada serviço oferece, como será entregue e quais são as expectativas sobre os resultados.

Isso irá facilitar muito a vida de sua empresa, pois não será preciso dedicar funcionários e tempo para lidar com situações desnecessárias, principalmente a “urgência” no atendimento sobre dúvidas.

Aumento de credibilidade

Ao criar um catálogo de serviços, a empresa de TI ou a própria empresa contratante, acaba demonstrando que está preocupada com clientes e usuários. Isso trará uma imagem positiva para a empresa, onde ao mencioná-la no mercado ela será mais respeitada, dado a atenção aos detalhes nas áreas de TI que atende.

Auditoria de LGPD, saiba mais!

Comunicação mais fácil

Muitos não sabem se expressar durante uma ligação, o que acaba tomando tempo da empresa de TI e do próprio cliente/usuário. Um catálogo bem dinâmico acaba com este problema, afinal basta conferi-lo e avaliar se a dúvida já está respondida.

Neste caso sempre use uma linguagem popular e apresente detalhes sobre cada serviço e tudo que possa envolvê-lo. Imagens costumam facilitar muito também.

Administre seus recursos

O catálogo é indispensável para trazer benefícios na hora de administrar os recursos de um cliente, usuário e qualquer outra situação. Isso porque fica claro tudo o que será usado e como será usado, podendo ser criados “pacotes” que incluem todos itens para fazer uma aplicação funcionar, cobrando o que é justo e sendo implementado justamente aquilo que o cliente deseja.

A partir deste catálogo, a própria empresa de TI pode ter controle do estoque, tempo, prazos e outras opções que envolvam o projeto final.

Com o catálogo tenha mais agilidade no processo e aplique os recursos da maneira correta.

Quer praticidade em sua TI? Conheça a Encript

A empresa foi criada em 2007 e oferece diversos serviços de tecnologia para empresas.

Entre em contato através do telefone: (41) 2626-1276