Backup em nuvem X backup em fita

Dados e arquivos são essenciais dentro de uma empresa e a proteção deles é fator importantíssimo para o andamento de processos a atividades. Centenas de informações, documentos e registros entram, transitam, saem e são salvos todos os dias e perder qualquer um deles pode significar paradas, falhas e interrupções de negócios, sem falar na dor de cabeça enorme que a perda de dados de algum cliente ou fornecedor pode gerar.

Sendo assim a melhor solução é o backup dessas informações, uma garantia para que, caso algum acidente ou transtorno ocorra, seus dados possam ser recuperados e as atividades continuem seguindo. Backup em nuvem e backup em fita são opções consideradas por corporações para garantir a segurança de seus arquivos, porém um desses serviços pode ser melhor escolha. As soluções de nuvem  podem ser mais simples, rápidas e eficientes que soluções em fita como de empresas especializadas com fita. Vejamos as razões:

Coleta de Dados

Uma coleta de dados por uma empresa que fornece o backup em fita, demanda algumas complicações e dificuldades. É necessário que um representante ou técnico vá até a empresa e realize a coleta dos arquivos e a transferência dos mesmos para mídias, por isso o tempo designado acaba sendo muito grande e o risco de falhas humanas é maior. Além disso, de acordo com a criticidade da logística de cada corporação, a coleta desses dados precisa ser mensal ou até mesmo diária e o grau de dificuldade e o trabalho que atividades assim geram é excessivo e os custos são mais altos.

Uma estratégia de nuvem  permite que a coleta de dados seja feita através de um software. Um técnico é responsável por realizar as parametrizações e programar as rotinas de backup, após isso, a coleta passa a ser feita de forma automatizada, conforme o programado. Não é necessário que ninguém seja designado para cuidar de uma solução como essa regularmente, os riscos de falhas humanas são praticamente nulos e os custos menores.

Transporte

Dados salvos em fita precisam ser transportado até o local onde serão armazenados. A Empresa especializada envia um veículo que se encarrega do deslocamento e isso demanda manuseio e gera diversos riscos. Nós sabemos como é o trânsito nas grandes cidades, esse transporte pode ser muito demorado, caso a empresa precise recuperar informações, devido a um acidente, o tempo para que isso ocorra pode ser muito maior. Quanto tempo uma instituição pode ficar com suas atividades interrompidas? O impacto que a demora pode causar é enorme. Não somente isso, veículos estão sempre sujeitos a acidentes, sejam eles quais forem, dessa maneira, seus dados estão sempre em risco, mídias podem ser danificadas facilmente.

Com uma estrutura automatizada, nenhum transporte é necessário e os arquivos estão acessíveis para recuperação a qualquer momento, de forma rápida e eficaz, sem maiores transtornos e sem paradas longas nos negócios, assim como a ausência de riscos físicos.

Armazenamento

Empresas que fazem esse armazenamento, que fornecem soluções de armazenamento de dados em fita, necessitam de um local físico grande para manter e conservar as mídias com os arquivos de cada cliente. O custo de manutenção de um local assim é grande e isso impacta no custo para o cliente. Isso também reflete na segurança da manutenção e cuidado com as informações, pois proporciona uma margem muito grande para danos nas mídias e perda do conteúdo, um armazenamento inadequado pode gerar grandes problemas.

Com sua solução de nuvem, garante o armazenamento dos dados da sua empresa da forma mais adequada e de maneira redundante, para que nada seja perdido pelo caminho. Com data centers que ocupam menos espaço e com manutenção adequada, os custos para o cliente são menores.

Um armazenamento físico pode gerar diversos problemas e transtornos que uma solução em nuvem, é capaz de evitar, seus dados estarão livres de riscos maiores e desnecessários.

Post a Comment