business intelligence

Aplicação do Business Intelligence BI em sua empresa

Muitas empresas contam com uma grande quantidade de dados no Enterprise Resource Planning ERP ( Sistema Integrado de Gestão Empresarial), mas acabam falhando na hora de aplicar o Business Intelligence, não desfrutando de suas vantagens para agilizar processos, ter uma gestão mais organizada ou outras opções que possam estar relacionadas ao dia a dia da empresa.

Esta ferramenta é uma das principais opções para amplificar a visão de negócios, integrando inclusive desde que aplicada da forma correta, todos os departamentos de um ambiente corporativo. Porém é muito comum os gestores de uma empresa não aproveitarem da melhor maneira possível esta quantidade de dados, seja por falta de tempo, desinteresse ou por qualquer outro motivo.

É preciso treinar e investir

Uma solução é treinar uma equipe para se especializar na base de dados do ERP, onde sempre que for consultada, poderá sanar as dúvidas dos gestores ou sugerir melhorias com base em gráficos e informações tangíveis. Há quem invista muito em Business Intelligence, onde através da avaliação dos gráficos e outros elementos visuais, oferece uma perspectiva melhor para os gestores ou até mesmo para o próprio empresário.

Business Intelligence BI + Enterprise Resource Planning ERP

O BI trabalha em conjunto com o ERP, contando inclusive com estratégias específicas para as apresentações de resultados. Os dados são coletados e analisados de forma mais inteligente, onde toda e qualquer estratégia empresarial a partir daí, é tomada com base nos principais objetivos do negócio.

Os empresários e gestores podem a partir destes dados ter uma verdadeira visão de TODAS as ramificações da empresa, onde além da apresentação de forma clara, também há a produção de gráficos, painéis e outros elementos que acabam facilitando a interpretação.

É fundamental que as informações se tornem mais visuais, onde trazem vantagens como:

  • Aumento de transparência;
  • Aumento de confiança no relacionamento com o fornecedor;
  • Monitoramento de serviços disponíveis para os atuais e futuros clientes;
  • Apresentação de soluções em conjunto com os dados;
  • Previsão de possíveis prejuízos decorrente de alguma falha na operação;
  • Rapidez na identificação de qualquer ponto crítico, falha e outros pontos que podem ser acompanhados em tempo real.

Ao identificar com antecedência os movimentos errôneos ou oportunidades de uma empresa através do Business Intelligence, a equipe responsável por definir as estratégias empresariais ou até mesmo uma equipe de TI dependendo do problema ou oportunidade, poderá definir como proceder com relação à ela. São medidas rápidas, com precisão e que são fundamentais para consolidar uma empresa no mercado.

Equipes operam em conjunto

Trabalhar em conjunto não significa uma equipe se “intrometendo” no serviço do outro, mas sim conhecer as funções de todas as outras pessoas dentro de uma empresa, assim como o desempenho de cada área, onde é possível tomar decisões com base nas informações contidas no dashboard do ERP. É um trabalho do BI compreender o que realmente é importante para à empresa e como os funcionários estão agindo com relação a estas importâncias.

Consultoria especializada em TI

É preciso antes de mais nada, saber explanar sobre todas as informações contidas em um gráfico, bem como o grau de importância com relação à elas. Em muitos casos é preciso sanar os problemas na mesma hora, mas em outros não é preciso tanta urgência, dando ênfase para outras tarefas.

Na apresentação coloque as informações principais em destaque!

É sempre preciso lembrar que cada empresa depende de maneira única dos dados apresentados nas ERP’s e cabe ao Business Intelligence, classificar quais são as destinadas para o modelo de negócio. É preciso definir uma estratégia com base na região, faixa etária, nicho, modelo de fabricação, atendimento ao cliente, distribuição, entre outros. Invista em ferramentas personalizadas para o seu negócio, pois o que pode funcionar para alguns, pode não ser funcional para outros.

Apresentações

Sempre que possível, o BI deverá passar as informações cruciais para gráficos e outros elementos visuais de fácil compreensão. Assim além dos gestores, CEO, funcionários e equipe de TI e outras áreas de sua empresa, irão entender perfeitamente o que deve ser feito para uma melhora.