tecnologia frotas ti

A proteção de frotas de sua empresa podem ser feitas com soluções de TI

A tecnologia veio para facilitar a nossas vida não é mesmo? E mais do que isso ela veio também para nos proteger, oferecer segurança e soluções para o dia a dia pessoal e das empresas mundiais. As soluções de TI ligadas a segurança podem proteger inclusive a frota de sua empresa, onde através da instalação de aparelhos modernos é possível verificar em tempo real a velocidade, trajeto, alterações de conduta e outras impressões sobre um veículo.

Estes dispositivos são chamados de DVRs e são os principais aliados das centrais de monitoramento de empresas privadas e também estatais. Através dos dispositivos, as centrais podem desligar e ligar o carro, realizarem manobras e até mesmo dar início a uma gravação de imagem e áudio, sendo acompanhada em tempo real. Isto ajuda as equipes a tomarem decisões rápidas e que podem ser fundamentais para salvar a vida dos motoristas e também de suas cargas.

O crescimento destas soluções tecnológicas de segurança cresceram mais de 33% nos últimos sete anos. Esses dados são da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Um dos destaques destes anos é a empresa Intelbras, que é responsável por oferecer uma gama completa de gravadores, câmeras e outras soluções de segurança para monitorar e gerenciar a logística de sua empresa.

tecnologia frotas ti

Como funcionam as DVRs modernas?

As DVRs ou também conhecidas como Digital Video Recorder, são câmeras bem pequenas e compactas que produzem imagens de qualidade até mesmo em ambientes escuros. Essas câmeras de segurança contam com modelos que são a prova de vibrações e resíduos, sejam eles líquidos ou sólidos, o que permite a instalação tanto na parte interna como externa dos veículos da frota de uma empresa.

Normalmente os DVRs contam com um cartão 3G e sistema GPS. Assim é possível estar conectado a internet, onde o aparelho é monitorado por uma sala de segurança. Esse monitoramento, desde que conectado, poderá ser acessado através de computadores, celulares smartphones e tablets através dos aplicativos e softwares. Entre alguns modelos estão opções que contam com interação em tempo real com a frota, sendo possível tomar atitudes de segurança, como o bloqueio de um veículo totalmente através de um sistema remoto.

Como normalmente as empresas fazem as análises de segurança para a implantação da proteção?

Primeiro é feito uma avaliação da frota. Quais são os veículos, quantidade, melhores softwares e todo um projeto que se adapta perfeitamente as necessidades da empresa. As empresas responsáveis pela implantação da segurança na frota, passam o projeto piloto para a gerência que avalia se os investimentos são ou não compensadores e acessíveis. A partir daí começam todas as negociações para a instalação beta, conhecida como piloto.

Um exemplo de análise é a frota de ônibus de Florianópolis. A empresa responsável pela instalação dos DVRs nos mais de 90% dos ônibus catarinenses, foi a já citada Intelbras. Neste projeto foi feito uma instalação de teste em sessenta ônibus escolhidos de forma aleatória, onde todos os dias os mais de 200 mil passageiros e mais de 100 motoristas eram monitorados e os relatórios eram informados a gestora do transporte público de Florianópolis. Após verificar todas as melhorias satisfatórias, a gestora realizou a ampliação do projeto de segurança (de beta para a versão alfa), onde atualmente praticamente todos os ônibus das 180 linhas da cidade contam com DVRs realizando o monitoramento.

Para realizar as análises, todos os ônibus são equipados com gravador de voz e quatro câmeras com memória equivalente a 64gb. Todo o monitoramento também é feito através de uma conexão com internet 3G, onde é possível analisar opções de rotas, congestionamentos, acidentes e todo tipo de imprevisto que possa ser evitado com antecedência para que a frota não fique parada.

O fim dos julgamentos sem provas

Com toda a tecnologia empregada nas frotas, as ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real ou através de gravações, o que acaba com o julgamento/acusações dos motoristas e envolvidos, sem provas. Muitos já foram culpados por acidentes, extravios e outros acontecimentos prejudiciais dos quais não tiveram qualquer participação, apenas pelo fato de estarem na direção do veículo da frota.

Apesar de parecer que a implementação de segurança é feita para vigiar os motoristas, em muitos casos como citamos acima, eles se beneficiam da tecnologia para provar inocência, pois as acusações podem ser desmitificadas apenas com o repasse do vídeo de monitoramento da data, hora e local do ocorrido.

Sua frota protegida pode gerar uma boa economia nos seguros

Atualmente além de proteger a sua frota com as soluções de segurança de TI, você ainda pode economizar nos seguros. Boa parte das seguradoras, por conta desta proteção oferecem ótimos descontos, afinal em diversas situações é possível recuperar a carga roubada, identificar culpados por acidentes ou agilizar a apuração das informações para que os valores possam ser ressarcidos por elas, ou não.

As vantagens se tornam cada dia mais interessantes para todos, pois não vivemos mais em um país tão seguro e este avanço tecnológico pode diminuir um pouco das percas das empresas e dos altos valores cobrados pelas seguradoras de veículos, cargas e valores.

Além disso outras vantagens econômicas podem ser sentidas no financeiro da empresa, pois ao saber do monitoramento os motoristas dirigem com mais cautela, realizam menos reclamações e acabam mantendo uma boa relação com a empresa, diminuindo os gastos veiculares.

No monitoramento é possível avaliar a frenagem, como são realizadas as curvas, a velocidade de percurso entre outros fatores que podem ser repassados para a gerencia através de relatórios, onde a empresa acaba investindo na reeducação dos motoristas que passam a diminuir as despesas com a frota.

E você já está implementando soluções de TI na frota de sua empresa? Faça um orçamento na Encript! Estamos sempre a sua disposição.

banner encript publi