A Inteligência Artificial será única para cada tipo de negócio

Nesta segunda semana do mês de fevereiro, uma presença ilustre esteve em São Paulo e palestrou um pouco sobre Inteligência Artificial e como ela irá impactar os negócios nos próximos anos.

Essa presença foi do atual presidente da Microsoft, Satya Nadella, que esteve em um evento promovido pela própria Microsoft, cujo o foco principal era o debate sobre inteligência artificial (IA). A empresa acabou criando uma área específica para este tema no último ano de 2017 e todos os avanços vem servindo de base para outras aplicações.

Nadella falou um pouco mais sobre os resultados desta unidade especializada, além de explicar com convicção de que muitas empresas e até mesmo governos irão adotar a inteligência artificial, para agilizar e facilitar diversos processos que demandam tempo e um grande grupo de pessoas para a sua execução.

A combinação da Inteligência Artificial + os computadores quânticos, que também foi uma novidade da IBM para este ano, irá revolucionar diversas áreas que conhecemos hoje.

O presidente da Microsoft ainda enfatiza que todos os ramos de negócios daqui pra frente, irão ter uma unidade de IA, onde haverá aplicações para todos os processos executados em uma empresa, sem contar o que ainda será “inventado” para este ramo.

Inteligência Artificial no Brasil

A Microsoft convocou seu presidente e proporcionou este evento justamente para demonstrar o impacto que a IA terá no Brasil ao longo dos próximos anos. Como pontapé inicial, a Fundação Getúlio Vargas e a empresa americana, estão realizando pesquisas de como a IA irá impactar em diversos setores do governo.

Em um primeiro resultados sobre a área econômica, a pesquisa aponta que poderá haver um crescimento de até 6,43% no PIB nos próximos 15 anos, somente com a adoção da IA nos setores de transporte, comunicação, agronegócio, setor público e também sobre os combustíveis.

Uso da IA no Brasil

Há alguns setores que já utilizam a tecnologia de inteligência artificial no Brasil, com a exclusiva finalidade de melhorar os negócios. Entre as empresas que já contam com um amparo maior da IA está o Rock in Rio, utilizando toda a infraestrutura cloud da Azure, operando um tráfego de dados alto e direcionando melhor as aplicações.

Outro local que já está utilizando a IA para melhorar seus serviços é o Hospital 9 de Julho. Ele está aplicando o uso para melhorar os cuidados dos pacientes onde, por exemplo, quando um paciente está prestes a cair da maca, um alerta é enviado à equipe responsável no hospital, antes mesmo do caso acontecer.

Tecnologia de IA mais acessível

Como esta é uma tecnologia do futuro e que pode ser fundamental para melhorar todos os ramos de negócios, a Microsoft continuará investindo em uma parceria brasileira, o Sesi/Senai, onde os centros de ensino irão fornecer cursos focados em capacitar profissionais para trabalhar com inteligência artificial.

Nadella cita que a missão da Microsoft e do centro especializado criado em 2017 é transformar a tecnologia mais acessível, onde o cidadão e trabalhadores com mão de obra especializada poderão aplicar de forma mais fácil a IA no dia a dia e na rotina de uma empresa.

Os cursos serão gratuitos e poderão ser acessados através do site do Senai. Serão quatro opções, onde os dois primeiros serão uma introdução à inteligência artificial e também à ciência de dados e os próximos dois serão destinados para a criação de chatbots e o uso aprimorado das ferramentas Microsoft desenvolvidas para IA.

Empresas modernas

E como está a modernização tecnológica de sua empresa? A Encript é a empresa que pode modernizar o seu negócio na área de TI. Entre em contato conosco através do telefone:

  • (41) 99630-4873