importancia licenciamento windows

A importância do licenciamento Windows

O assunto de hoje é de suma importância para a sua empresa, afinal estaremos falando sobre a legalidade e o licenciamento do Windows, o motor da área de tecnologia de qualquer empresa. Isto porque se o contrato de licença do software estiver expirado ou as versões instaladas na máquina forem “piratas”, as consequências podem ser multas pesadíssimas e que com certeza devem ser evitadas em seu orçamento.

A propriedade de um software é diferente de outros tipos de produtos, mesmo que o software seja ainda em grande maioria uma mídia tangível, ele não é tratado como uma commodity.

As commodity são produtos produzidos em escala, como matérias primas que podem ser armazenados sem qualquer perca de qualidade.

Os softwares são considerados uma propriedade intelectual, ou seja, são controlados por acordos de licenciamento. Essas licenças são documentos legais que descrevem de forma correta como serão utilizados e distribuídos seus softwares, como é o caso do Windows. Cada produto possui regras que devem ser estritamente seguidas de acordo com as normas do seu fabricante, no caso a Microsoft.

Além das regras de utilização, as licenças do software também permitem a aqueles que às possuem um atendimento diferenciado e o suporte necessário para todos os usuários legais do mesmo.

Como pode ser obtido o licenciamento do Windows?

A Microsoft atualmente distribui o licenciamento do Windows de três formas legais. A primeira é feita através da compra de um computador do fabricante OEM Microsoft, onde na máquina o Windows e os componentes necessários para uso já vem pré-instalados. A segunda é feita através da assinatura de um Acordo de Licenciamento em Volume, altamente indicado para grandes empresas. E a terceira é feita através da compra dos produtos Microsoft como o Windows, de um revendedor certificado.

É sempre importante verificar a procedência e evitar a tão famosa frase “Não tem problema”. O uso dos softwares licenciados da Microsoft asseguram aos clientes a confiabilidade, atualizações críticas normalmente ligadas a segurança e também o devido suporte.

importancia licenciamento windows

Quanto tempo dura um licenciamento do Windows?

A validade do licenciamento Windows e de qualquer outro software Microsoft ou de outra empresa pode variar de acordo com o contrato feito. Em alguns casos a validade pode ser vitalícia ou temporária. No caso das vitalícias o software não conta com período para expirar mas só pode ser instalado em apenas uma máquina. Se a sua empresa possuir 100 máquinas, as 100 precisam cada uma de um Windows original. O que leva-nos a segunda opção, normalmente estas empresas para baratear os custos de operação, fecham contratos com assinaturas temporárias com a Microsoft ou empresas certificadas.

No segundo caso é também importante estar atento quanto a data de renovação do contrato, para que sua empresa não fique fora do mercado por falta de suporte. Esse tipo de licenciamento vem sendo muito realizado através do Cloud Computing, onde os softwares e outras opções são hospedadas na nuvem. Estes são os chamados SaaS (Software as a Service).

Além da vantagem de legalizar sua empresa investindo um valor mais baixo do que comprando um software para cada computador, o serviço ainda oferece alguns benefícios como o backup automático.

Como descobrir se o software do Windows instalado é original?

Para aqueles que estão atualizados com versões do Windows 10 em suas máquinas, a autenticação é feita digitalmente através da chave do produto OA 3.0 onde o OEM vem previamente instalado. Não é necessário nenhuma ação do usuário, pois assim que a máquina é conectada a internet, a autenticação ocorre de forma automática. O sistema de certificação irá ocorrer apenas uma única vez.

Quem adquiriu o software comercial do Windows 10 Professional, a ativação será feita através de uma chave que é fornecida na própria instalação.

Já para aqueles que ainda estão utilizando versões do Windows anteriores ao 10, como o 7 Professional, é necessário procurar o Certificado de Autenticidade (COA). Lembramos porém que o COA não é uma licença, é apenas um identificador visual que ajuda verificar se o produto é original ou não. Sempre que for adquirir um COA, certifique-se de que ele venha com o software que será autenticado.

Se tudo estiver correto, nenhuma mensagem de erro será exibida em sua tela. Em uma auditoria, apresente todas as licenças originais, recomendamos que crie um setor para que eles possam ser armazenados de forma segura.

Além do licenciamento, manter a máquina atualizada é fundamental

Como todo software, principalmente o Windows, a atualização regular dos sistemas é fundamental. O licenciamento protege a sua empresa de situações irregulares mediante a justiça como uma auditoria surpresa, mas a falta de atualização por uma área de TI competente pode deixar todos os equipamentos de sua empresa passíveis de uma invasão.

Constantemente os engenheiros da Microsoft trabalham para manter o Windows o mais seguro possível e quase que diariamente são lançadas atualizações dos sistemas. Boa parte é instalada de forma automática, mas algumas precisam de um suporte presencial.

E é por isso que nós da Encript realizamos visitas periódicas em sua empresa para que todos os seus softwares possam funcionar perfeitamente.

Para saber mais sobre o assunto de licenciamento, recomendamos a leitura do próprio Blog da Microsoft, acesse:

Tenha um ótimo dia.