importancia ti resolucao problemas empresas

A importância da TI para a resolução de problemas em uma empresa

Uma área de TI capacitada é fundamental para que todos os processos ligados a tecnologia em uma empresa funcionem em total sintonia, evitando prejuízos e falhas de operação. Por isso é de extrema importância que uma empresa de TI como a Encript, esteja a frente das resoluções de problemas de sua empresa, mantendo o seu negócio a todo vapor.

E neste artigo estaremos falando um pouco mais sobre a resolução de problemas nas empresas, explicando um pouco mais sobre o tema, citando exemplos de problemas comuns e também definindo a importância de uma equipe de TI para que o seu negócio flua, esteja sempre atualizado e com o menor número de falhas possíveis.

O investimento nesta área, bem como o seu conhecimento, que é a principal finalidade deste artigo, acaba trazendo ainda mais lucros e muito menos prejuízos ao longo de todo o processo do seu ramo empresarial. Valorize o seu dinheiro, empregue-o da maneira correta com quem entende do assunto.

O que é uma resolução de problemas?

O ato de usar métodos de formas pré determinadas e ordenadas, cuja principal finalidade é solucionar problemas específicos, é conhecido como Resolução de Problemas. O termo é muito comum dentro de empresas, pois elas contam diversas técnicas de resolução desenvolvidas ao longo dos últimos anos e aplicadas nas inúmeras áreas, seja ela de tecnologia ou outra que faça parte do modelo de negócio.

As resoluções de problemas abrangem áreas ligadas a inteligência artificial, engenharia, ciência da computação, logística, arquitetura, linhas de produção, medicina e centenas de outras áreas, afinal todas empresas estão passivas de erros em seu negócio.

Conheça o Blog da Encript

Entendemos por problema algo do qual não conhecemos um caminho para a solução. Então uma resolução é o ato a grosso modo, como o caso é estudado, investigado, contextualizado, analisado de diferentes perspectivas, levando a solução de tal problema.

Problemas comuns em uma empresa que estão ligados a TI

A área de tecnologia de uma empresa está sujeita a diversos problemas, desde os mais comuns, até mesmo casos específicos, que acabam tomando um bom tempo da equipe de TI ou da responsável pela área onde foi identificado tal problema.

Na TI existem alguns problemas que são mais corriqueiros dentro da empresas, algo que pode ser evitado quando existe uma empresa de TI como a Encript a frente desta área. Entre estes problemas “comuns” estão:

  • Software e hardware ultrapassados
  • Suporte sem especializações
  • No break, quedas de energia
  • Sem rotina de Backup
  • Falta de estrutura
  • Segurança nula ou pobre

Software e hardware ultrapassados. É importante que através de uma consultoria em TI, os hardwares e softwares de uma empresa sejam avaliados regulamente, pois a vida útil dos mesmos podem comprometer toda a estrutura do negócio se forem “deixados pra lá”. Estes são alguns dos problemas comuns dentro do ambiente de trabalho, pois muitos acabam exigindo das máquinas por mais tempo do que ela é capaz de aguentar.

Normalmente a vida útil de um computador é de três anos. O que passa disso pode trazer uma “dor de cabeça” a mais por conta dos reparos, que diga-se de passagem, podem custar mais do que a aquisição de um novo sistema. A máquina antiga acaba sendo menos eficiente, trazendo problemas nas execuções de tarefas e colocando em risco as operações de uma empresa.

É preciso realizar uma consultoria em TI que avalie as condições de funcionamento das máquinas e informar se elas estão ou não comprometidas pelo desgaste ao longo dos meses.

Precisando de consultoria em TI? Faça uma avaliação gratuita na Encript.

Suporte sem especializações. O barato sai caro! Muitas empresas acabam contratando profissionais genéricos para cuidar desta importante área da empresa, por questão de valores. É claro que preços considerados abusivos, podem afastar o interesse das empresas na contratação de suporte especializado, mas tudo precisa ter uma comunicação impecável para que os projetos sejam executados. É preciso escolher uma equipe de TI capaz de possuir profissionais com especialização em diversas áreas de tecnologia, bem como que sejam de total confiança.

É preciso que eles repassem informações sobre o que está acontecendo, apresente soluções inteligentes e que dedique parte do tempo a monitorar as evoluções durante o suporte prestado.

No break, quedas de energia. A resolução de problemas da TI deve partir desde a fiação utilizada para a alimentação das máquinas de sua empresa, até os mecanismos de defesa caso hajam falhas de energia, o que pode resultar em inúmeros danos aos componentes eletrônicos, trazendo prejuízos financeiros e também operacionais para o negócio. A instalação de um No Break eficaz e confiável, garante que a operação seja alimentada com perfeição, evitando problemas e também prolongando a vida útil dos componentes eletrônicos.

Sem rotina de Backup. Um ponto que pode trazer danos irreversíveis para uma empresa é a falta de backup ou a pouca execução deste suporte para garantir a integridade dos dados. É importante que a prestadora de serviços em TI tenha uma rotina de salvamento dos dados, onde  sob qualquer eventualidade, toda a recuperação seja feita de forma eficiente, não prejudicando em nada a operação. É preciso investir em armazenamento de dados na nuvem e também possuir um plano B, caso a primeira solução também venha a falhar.

Falta de estrutura em TI. Querendo ou não vivemos um período onde toda empresa que pretende evoluir um dia, deve dedicar uma área da empresa para organizar e facilitar toda a estrutura de TI. O problema que é identificado rapidamente, na mesma velocidade deixa de ser um problema, não causando prejuízos na operação.

Boa parte das operações físicas estão sendo transferidas para a nuvem, porém ainda sim é necessário ter uma área estrutural condizente com o tamanho da empresa, para a execução de projetos e acompanhamento de dados sobre todo o sistema implementado na empresa.

Segurança nula ou pobre. Toda preocupação com segurança, desde que não seja paranoica é bem vinda. Instalar um antivírus na máquina e achar que os dados de sua empresa estão seguros é um pensamento totalmente errado. É preciso solicitar para a área de TI a criação de um sistema de segurança e proteção de dados realmente eficaz, para que em nenhum momento a empresa fique refém de hackers e outros ataques mal intencionados.

Além da proteção nas máquinas, é necessário criar métodos de segurança que devem ser seguidos pelos funcionários, para que também não hajam falhas internas na operação, que acabam expondo os segredos da empresa, dados de clientes e diversas outras informações.

A importância da TI para a resolução de problemas em uma empresa

Com tudo o que acabamos citando a cima, deixamos bem claro da real necessidade de uma equipe de TI capacitada para a resolução de problemas, nas mais diversas atividades exercidas por empresas de todos os ramos nacionais e internacionais.

Uma boa equipe de TI é capaz de prever e/ou eliminar problemas com antecedência, fazendo com que a empresa além de correr menos riscos em suas operações, também possa através destas resoluções ser capaz de ganhar mais dinheiro a longo prazo e evitar a perca do mesmo por falhas na área de tecnologia e outras de importância fundamental para o bom desenvolvimento.

Recomendamos ainda que a TI esteja presente em todas as áreas de uma empresa, elaborando projetos, dando soluções e principalmente fazendo com que a grande engrenagem comercial funcione de maneira interligada. Com isso a empresa, os funcionários e principalmente o cliente final acabam usufruindo positivamente dos recursos empregados nesta área.

É um investimento que gera lucros. Conte com a Encript!