8 dicas para deixar seu celular seguro

Nossos celulares hoje fazem parte de nossa vida, a agilidade que eles nos trazem facilitou o dia a dia de todos. Afinal através dele se comunicamos com pessoas do mundo inteiro, e também pagamos nossas contas, marcamos nossas reuniões, sendo assim a maioria das informações pessoais estão nele, e você tem a certeza que  tem um celular seguro?

A Encript pensando também em mobilidade preparou oito dicas para aumentar a segurança do seu smartphone.

1 – Proteja seu investimento

Perder o smartphone pode ser muito estressante. Todos os dias, 200.000 dispositivos são perdidos, roubados ou danificados. E para repor um smartphone você pode se assustar ao chegar em uma loja, afinal os modelos estão com a tecnologia cada vez mais avançada e consequentemente o preço muito mais alto.

Para isso aqui no Brasil já temos algumas empresas que disponibilizam serviços de seguro para celulares e tablets, é uma opção viável, afinal logo que qualquer problema aconteça com seu smartphone, em poucos dias você recupera o valor equivalente ou um celular novo.

Aplicativos de antivírus, são de extrema utilidade, afinal além de contar com essa proteção alguns deles contam com o localizador de celular, desbloqueio de senhas quando você esquecer, e dentre outras funções, e o melhor a grande maioria desses apps são de graça.

celular seguro

2 – Utilize senha, impressão digital ou o famoso swipe pattern para deixar seu celular seguro

Para configurar um bloqueio de tela com senha independente se o seu celular é Android, IOS ou windows, nas configurações facilmente consegue fazer essas definições.

3 – Baixar aplicativos somente das “lojas” confiáveis

Mas baixar de aplicativos na Google Play™, Apple Store não é o suficiente, sempre verifique os comentários e a classificação. Lembre-se a senha do seu banco, a senha do seu e-mail e suas fotos estão no seu celular, você não gostaria de ver tudo isso passeando pela internet. Então vale a pena verificar por 5 minutos a procedência  do aplicativo para manter seu celular seguro.

4- Backup dos seus dados ajudam a deixar seu celular seguro

Mantenha um backup constante de seus arquivos, as empresas de sistemas operacionais para celulares hoje já tem essa função nativa, os aplicativos na grande maioria também. Por isso é sempre bom você ter sua conta corretamente configurada em seu aparelho. Afinal, hoje quando você troca de aparelho a unica necessidade que você tem é colocar seu e-mail e senha no celular, pois em alguns casos até os aplicativos que você tinha no outro Smartphone já vem pré configurado para ser instalado. Com o aumento e a popularização da nuvem, isso se tornou de fácil acesso.

5 – Mantenha seus aplicativos e sistema operacional atualizado

Muitas vezes nos incomodamos com as constantes atualizações afinal elas tomam um pouco de nosso tempo. Mas faça, afinal a cada atualização os aplicativos e sistemas estão cada vez mais seguros assim protegendo os seus dados.

6 – Após efetuar um pagamento sair do site

Todas as transações feitas em seu smartphone deve-se tomar muito cuidado, evite deixar os sites e ou aplicativos abertos depois do final da operação. E se possível não salve as informações de senha e login. Locais públicos também é necessário extrema cautela. Todas essas dicas é para evitar que uma possível invasão ocorra no seu celular e te prejudique.

7 – Desligue  o WiFi e o Bluetooth® quando não estiver utilizando

Os mal intencionados só precisam de uma porta para conseguir seus dados, e essas portas são 3 presentes nos smartphones:

Wifi
3g, 4g
Bluetooth®

Tente não deixa-los ligados caso não esteja utilizando, isso impossibilitará o acesso ao seu celular.

8 – Evite dar informações pessoais

Lembra daquela velha história de que o banco não te liga para pedir seus dados? Vale para as mensagens e e-mails do seu celular, essas informações são coletadas no ato do contrato com seu banco. Eles já tem seus dados você nunca fornece esses dados e senhas por esses canais.

Muito cuidado ao colocar seus dados nos sites de compras e aplicativos, afinal seu celular é como um computador, você está vulnerável igualmente.


Quanto vale ter o seu celular seguro? Muito, e com essas dicas não precisou gastar nada para deixa-lo assim!

Gostou dessas dicas? Deseja receber mais? CLIQUE AQUI e saiba como.

 

Post a Comment