protegendo navegacao internet empresa

5 dicas fáceis para excluir rastros na internet e proteger seus dados

Recentemente este assunto de “Proteção de dados” e “Privacidade” na internet está em alta, principalmente por conta do escândalo envolvendo o Facebook e a consultoria Cambridge Analytica, que foi uma das parcerias fundamentais para a vitória de Trump nas eleições americanas. Na ocasião foram analisados os dados que são armazenados dos usuários, sem qualquer consentimento, o que acabou gerando a revolta.

Aqui no Brasil este assunto ainda em alta, pois a mesma situação poderá se repetir nas eleições presidenciais, definindo o futuro de nossa nação. Por isso hoje a Encript irá lhe ensinar cinco dicas fáceis para que você possa excluir e diminuir seus rastros da internet, protegendo suas pesquisas e dados pessoais.

protegendo navegacao internet empresa

Um resumo sobre a polêmica Cambridge x Facebook

A Cambridge usou dados de 50 milhões de perfis americanos no Facebook, sem qualquer autorização prévia, onde através destes dados foram criadas estratégias de anúncios políticos, com base no perfil psicológico de cada americano. Estes dados são gerados quando uma pessoa utiliza a internet para suas pesquisas. No caso do Facebook, também foram analisadas as páginas seguidas na rede social, likes em publicações, compartilhamentos de notícias e muito mais.

Acreditamos inclusive que o que saiu na mídia é apenas uma pequena parte do que vem sendo explorado nos últimos anos sobre nossos dados.

5 dicas fáceis para excluir rastros na internet e proteger seus dados

Se você está preocupado com a influência que as grandes mídias podem ter sobre você e também quer aprender como proteger seus dados, confira a seguir cinco dicas bem fáceis para diminuir seus rastros na internet.

“Lembrando que em diversas outras opções, principalmente aquelas que envolvem crimes virtuais, o que é levado em consideração é o IP e este pode ser facilmente rastreado pelas autoridades.”

  • Utilize navegadores anônimos

Todos os navegadores da internet armazenam os chamados “Cookies”, que nada mais é do que o seu rastro na internet. Sempre que você realiza uma pesquisa, as páginas coletam estas informações, além é claro do seu endereço de IP. Seu histórico é também armazenado e estas informações poderão ser compartilhadas com outras formas de acesso.

É por isso que toda vez que você pesquisa, por exemplo, sobre Empresas de TI no Google, as próximas páginas que você entrar, ou até mesmo nas redes sociais, os anúncios irão apresentar opções ligadas a contratação de Empresas de TI.

Mas é possível utilizar um modo de navegação anônimo (nem tanto), onde o seu histórico, arquivos temporários, formulários e os famosos cookies são deletados sempre que uma página é fechada. Para utilizar este modo basta entrar no menu do seu navegador e escolher a opção “Nova Janela de Navegação Anônima”. Em alguns casos basta utilizar o atalho Ctrl + Shift + P.

navegando modo anonimo

Em alguns navegadores você pode configurar para sempre utilizar a internet nesta opção de navegação anônima.

  • Omitindo sua Localização

Todo aparelho de smartphone conta com um histórico de localização. Este histórico mostra onde você mora e qual a sua rotina durante o dia. O GPS do seu aparelho também informa a aplicativos alguns detalhes sobre as suas preferências e isto pode influenciar negativamente em sua privacidade.

Para negar o acesso a sua localização, sempre deixe o GPS do seu aparelho desligado ou negue a permissão do seu uso através do menu de configurações.

Para verificar a sua rotina, acesse o seguinte site com seu login na Google:

Nele você poderá observar todos os seus passos nos últimos anos.

  • Faça uma limpa nos seus aplicativos de celular

Como citamos acima, muitos aplicativos pedem permissões do GPS e também acesso a dados e outras informações que nós as vezes nem lemos e só vamos aceitando. Uma boa maneira de excluir o seu rastro na internet é utilizar a menor quantidade possível de aplicativos.

Utilize somente os essenciais. Faça uma verificação agora mesmo em seu smartphone e verifique aquele app que foi usado a muito tempo mais ainda está lá. Enquanto ele estiver instalado, estará coletando informações.

  • Limpando seus dados de navegação no Facebook

Conhecido também como a limpeza do perfil, o Facebook permite que você salve todas as suas publicações, fotos, compartilhamentos, mensagens e tudo o que envolve a rede social. Em configurações, clique em “Geral”, depois clique nos dizeres “Baixar uma cópia dos seus dados do Facebook”. Então será solicitado a inserção de sua senha e todos os seus dados serão enviados por email.

download dados facebook

Após este backup dos seus dados, clique em aplicativos (ainda no menu de configurações) e então selecione todos os que estão armazenando dados do seu perfil e remova-os. Depois configure a aba “Aplicativos, sites e jogos”, para não conectar o Facebook com aplicativos fora da plataforma, desativando-a. Esta opção não irá mais permitir que jogos, sites e aplicativos se conectem ao seu perfil.

configuracoes privacidade facebook

E uma última configuração é possível através do menu “Aplicativos”, “Notificações de jogos e aplicativos”. Por padrão esta opção está ativada, você poderá desativa-la também. Esta opção informa a aplicativos que são utilizados por seus amigos, qual é a sua data de nascimento, preferências, biografia, dados de educação, entre outros.

  • Limpando seus dados do Google

Praticamente todas as lojas, navegadores, redes sociais e aplicativos armazenam seus dados. O todo poderoso Google é outro que assim como o Facebook, também guarda todos os dados possíveis sobre você.

Para proteger seus dados, você também poderá excluir os seus rastros no Google. Basta acessar a sua conta através da “bolinha” onde normalmente fica a sua foto e então clique em “Minha Conta”. Depois clique em “Informações pessoais e privacidade” e depois no menu “Informações Pessoais e Privacidade” clique em “Acesse Minha Privacidade”.

excluindo dados conta google

Pode parecer um caminho um pouco complicado, mas é bem fácil. Neste novo menu, você poderá verificar tudo o que vem sendo armazenado pelo Google. Depois é só excluir o histórico de suas atividades (fica na lateral esquerda), e então impedir que o Google continue coletando seus dados através do “Controles de Atividade”. Por lá você poderá desativar opções como:

  • Atividades na Web e APP
  • Histórico de Localização
  • Informações do Dispositivo
  • Atividade de Voz e Áudio
  • Histórico de pesquisa do YouTube
  • E também o Histórico de exibição do YouTube

minha atividade google

O Google também permite o download de seus históricos, basta acessar a seguinte página:

Quer dar mais privacidade para os dados de sua empresa? Faça uma avaliação gratuita com a Encript.