4 razoes licenciamento softwares ambiente corporativo

4 razões para ter softwares corporativos licenciados

Aqui no Blog da Encript nós sempre comentamos sobre a importância do licenciamento de softwares nas empresas, um dos temas mais importantes quando estamos falando sobre o trabalho em ambiente corporativo, que deve seguir 100% a lei dos direitos, para que não possa sofrer uma auditoria surpresa e vir a perder boa parte dos recursos, um prejuízo gigantesco que poderia ser resolvido com um pequeno investimento.

Os softwares corporativos são na verdade propriedades intelectuais, onde as empresas podem adquirir as suas licenças, renova-las e manter o bom funcionamento de todas as áreas das quais envolvam estes softwares dentro do ambiente de trabalho. Elas são as responsáveis por garantir a receita das desenvolvedoras, para que possam continuar aprimorando ou criando novas versões, garantindo o sucesso de toda a operação.

A importância do licenciamento OFFICE!

Mas muitas empresas ainda estão convencidas de que o software “pirata” é sinônimo de economia e que não há razões para adquirir as licenças originais. Por isso hoje estaremos falando sobre 4 das principais razões para ter softwares corporativos licenciados.

4 razões para ter softwares corporativos licenciados

  • Lei é lei

A primeira grande razão para ter um software corporativo devidamente licenciado é com relação a lei vigente. Há um artigo de 98, sob a Lei 9.609, da qual enfatiza que a utilização de programas através da violação dos direitos autorais é considerado crime, com pena grave que pode levar a prisão de 6 a 2 anos e o pagamento de multa a empresa responsável por licenciar os tais programas. Deixando um pouco a parte da prisão de lado, quando uma empresa é auditada, a multa pode chegar na casa dos milhares, conforme o modelo de negócio, proporções dos prejuízos e outros fatores que são avaliados de surpresa pelo representante da marca em sua visita. Pode parecer que não, mas todos os anos milhares de auditorias são realizadas em todo o país e ter um software licenciado, pode evitar diversas dores de cabeça.

  • Segurança

A “gambiarra” que é necessária para fazer um software pirata funcionar em um computador da empresa, pode deixar todo o ambiente corporativo vulnerável. Os “cracks” e “hacks” utilizados para fazer o programa funcionar sem a necessidade do pagamento da licença, contam com a chance de estarem escondendo algum vírus ou outro sistema que funciona de forma silenciosa, armazenando e propagando diversos dados da infraestrutura. Sem mais nem menos, diversos dados considerados secretos de sua empresa, estão sendo apresentados livremente na grande rede. Um software licenciado trás mais segurança para a empresa e para os clientes.

  • Livre de falhas

É claro que uma falha ou outra até mesmo os softwares licenciados podem apresentar, mas eles normalmente são distribuídos pelas fabricantes, sem qualquer tipo de falha. E caso seja notado algo incomum, sempre são lançadas atualizações que acabam corrigindo estes erros automaticamente. Mas esta garantia só é possível em programas originais, onde caso haja uma falha de segurança, a empresa responsável pelo software pode até ser convocada a indenizar a empresa que utiliza o sistema, sendo uma garantia a mais.

  • Suporte

Não é bom poder contar com uma equipe capaz de solucionar todas as suas dúvidas quanto a um programa? Somente softwares originais contam com suporte do fabricante/fornecedor. Este suporte vem desde a instalação nas máquinas da empresa, até na utilização e conhecimento de funções do mesmo. Empresas que não contam com um suporte de TI eficaz, precisam sempre buscar informações junto aos fornecedores, onde boa parte conta com uma central de atendimento 24/7 dependendo do grau de importância do problema e também do tipo de contratação.

Sem contar que além destas razões citadas a cima, o uso de softwares devidamente licenciados, podem passar uma maior credibilidade para aqueles que estão utilizando os serviços de uma empresa, e também toda a qualidade da prestação dos mesmos, devido as atualizações constantes dos softwares.

Sua empresa precisa de ajuda na área de licenciamento de softwares?

Se você pretende criar um ambiente seguro, devidamente licenciado, eficaz e que atenda devidamente a todas as suas necessidades na área de tecnologia de sua empresa, entre em contato com a nossa central de atendimento e faça uma avaliação gratuita do seu caso.

As opções de contato com a Encript são através do telefone:

  • (41) 2626-1276

Email:

  • contato@encript.com.br

Ou em nosso formulário:

Fale com a Encript

Tudo que envolva auditoria, criação de projetos em TI, migração de servidores para a nuvem, backup, segurança e todas as áreas de TI, conte com a ENCRIPT.

Conheça nossas soluções:

Soluções em TI em Curitiba